sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Empreender

Aos 16 anos, britânico ganha US$ 1 mi com empresa online

Christian Owens se inspirou em Steve Jobs e fundou a Mac Bundle Box, empresa que vende aplicativos para computadores



O garoto já se aventura em mais um negócio e espera faturar mais de 150 milhões de dólares

São Paulo - Dá para imaginar um CEO com apenas 16 anos? Pois este é o cargo de Christian Owens. O garoto acaba de alcançar seu primeiro milhão de dólares, apenas dois anos depois de abrir a Mac Bundle Box, empresa que comercializa aplicativos para Mac por preços menores, mas por tempo limitado.



Em entrevista ao "Daily Mail", Owens conta que quer ser o nome mais importante da internet no mundo. Segundo ele, a trajetória de Steve Jobs o inspirou a começar o negócio apenas com sua mesada. Owens ganhou o primeiro computador aos 7 anos, com 10, já sabia webdesign e, aos 14, fundou a empresa.



Como se não bastasse a pequena fortuna aos 16 anos, o garoto já se aventura em um novo negócio e quer ultrapassar os 150 milhões de dólares. A Branchr é uma empresa que comercializa anúncios em mais de 17 mil sites.



O empreendedor britânico, que vive em Corby, Northants., emprega hoje oito pessoas no Reino Unido e nos EUA e pretende abrir dois escritórios da Branchr no ano que vem. Ele acredita que não existe fórmula secreta para o sucesso de um negócio: basta muito trabalho, determinação e uma boa ideia.

Empreendedorismo


O tema empreendedorismo é secular, tão antigo que achar obras literárias sobre o tema não é uma tarefa difícil, aliás, é natural já que se trata de um tema tão popular e antigo, segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza".
Se existem muitas obras sobre o assunto, as definições do tema são as mais diversaS são apresentados vários conceitos, mas a grande maioria converge no mesmo ponto,a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados. Para Angelo (2003) "empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco".
Segundo definição de Barreto (1998) "empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada", assim Barretos enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos.
Uma outra definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe que "empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações."
Segundo Timmons (citado por DOLABELA, 2006), "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20", ao comparar com a revolução industrial, a grande responsável por radicais mudanças no século 20, demonstra o grau de importância para a sociedade do tema empreendedorismo.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE (2009) o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades.
Já para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Todas estas definições exprimem de forma muito clara o que vem a ser o tema empreendedorismo, porém cabe uma definição mais sucinta, onde traga palavras chave, assim:
Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz.


EMPREENDEDORISMO NA INTERNET  


O surgimento da Internet representa uma nova onda de oportunidades para os empreendedores uma vez que o conhecimento sobre e-commerce ainda não está disseminado mesmo entre grandes empresas.  O empreendedorismo na Internet é mais viável ao pequeno empreendedor, na medida em se pode montar um negócio ponto.com com pequeno nível de investimento.   Você pode fazer o download gratuito de um ebook  sobre  empreendedorismo na Internet em: Empreendedorismo Web.

EMPREENDEDORISMO E INCUBADORAS DE EMPRESAS

Uma novidade positiva no Brasil são as Incubadoras de Empresas.  Organizações geralmente sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar a nova empresa e disseminar o empreendedorismo oferecendo infra-estrutura de apoio e assessoria ao empreendedor na gestão do empreendimento. Para um  empresa ponto-com  iniciante, as instalações físicas de uma incubadora não é tão imprescindível, mas a assessoria e principalmente o chamado "network" rede de contatos que a incubadora pode disponibilizar ao empreendedor tem valor estratégico importante.  Atualmente cerca de 12% das empresas incubadas são da área da Internet.  Na seção Incubadoras  você vai saber um pouco mais sobre esses "berçários de empresas" e o que elas podem fazer por você como empreendedor. 

EMPREENDEDORISMO E CAPITAL DE RISCO  

Mesmo levando-se em conta  que o empreendedorismo na Internet é viável com baixo volume de investimentos, é provável que em determinados momentos da existência da empresa seja interessante  por razões mercadológicas ou estratégicas, uma injeção de capital de terceiros.   Nesse momento é bem provável que o empreendedor  tope com as chamadas empresas de capital de risco que vão trocar um percentual  minoritário da empresa por algum valor em dinheiro, esperando vendê-lo alguns anos depois por um valor muitas vezes maior . Há poucos anos atrás, na fase da Internet eufórica , bastava  o empreendedor ter uma idéia criativa para obter muita gente maluca para ser seu sócio.  Hoje, felizmente para todos nós, esse quadro é diferente: o empreendedor necessita de um sólido e consistente Plano de Negócio ,  um projeto viável,  preferencialmente já em andamento, além de conhecimento do mercado e capacidade de tocar o negócio.  Na seção "Capital de Risco" você vai obter mais informação sobre os possíveis futuros sócios de seu empreendimento. 

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

Um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode até ser melhorado e sobreviver, mas na mão de um mau empreendedor, nem mesmo um ótimo negócio sobrevive. É por isso que o estudo, a pesquisa, o planejamento do negócio são fundamentais no empreendedorismo. É essa aliás,  a razão de existência deste site: preparar o empreendedor para implantar e dirigir com mais segurança seu negócio na Internet. Outro aspecto fundamental, só que mais difícil de ser trabalhado são as características pessoais do empreendedor que podem alavancar ou inviabilizar um projeto. 


Podemos citar como características do empreendedor:

- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.